Home / Europa / Itália / Itinerário na Sicília: Catânia, Aci Trezza, Aci Castello, Acireale, Etna, Zafferana Etnea

This post is also available in: Français Italiano

Itinerário na Sicília: O objetivo dessas férias é a ilha da Sicília. Decidimos fazer um itinerário para maximizar uma semana, que temos a nossa disposição.

20 de abril (primeiro dia)

Voo para Catânia

Catânia – Aci Trezza – Aci Castello – Acireale – Etna – Zafferana Etnea

Tempo limpo

Esta manhã deixamos para a Sicília!

Hoje temos o voo para o aeroporto de Catânia. Para o voo eu recomendaria perguntar para um assento ao lado da janela do lado esquerdo e entrando a partir da cauda, porque daquele lado antes da aterragem em Catânia terá uma vista panorâmica excelente sobre o Monte Etna.

Uma vez em Catânia retiremos a nossa bagagem. Em seguida dirigemos ao escritório de aluguer de carro para pegar o nosso carro, que temos reservado na internet com RentalCars. Deixamos Catânia com o nosso novo carro alugado.

O dia está ensolarado e a temperatura é agradável. Nossos primeiros destinos são Aci Trezza e Aci Castello. Ao longo do anel viário de Catânia notamos uma abundância de flores na estrada, laranjais, limoeiros, mas acima de tudo não podemos deixar de notar a beleza e a imponência do Etna, clareado pela neve. Ao longo do caminho notamos infelizmente um excesso de construções selvagens. Depois de 30 minutos chegamos a Aci Trezza, o lugar, que viu os protagonistas do romance de Verga “I Malavoglia”, um pequeno porto de pesca, encantador por causa das famosas ilhas dos Ciclopes e das pilhas (faraglioni) de pedra vulcânica preta, que contrastam com o azul do mar. É bom para respirar o ar deste lugar, que mistura-se com o perfume de jasmim, que já floresce.

Depois dum curto passeio ao longo do cais do porto vamos para Aci Castello, que fica a poucos minutos. Sendo já o meio-dia, decidimos visitar imediatamente o castelo com o pequeno museu, porque fecha às 13.00 horas. O castelo dos séculos IX-XI AD está situado num lugar pitoresco num esporão de rocha negra vulcânica com vista para o mar, a partir de onde a vista estende-se sobre as ilhas dos Ciclopes. A visita ao castelo é sobretudo interessante para a vista impressionante. No interior existe um pequeno museu de fósseis, de cerâmica antiga e um pequeno jardim botânico com plantas suculentas. Na vila de Aci Castello junto à entrada do castelo há uma bela praça com árvores de jasmim e bancos de jardim. Dada a hora de refeição, tomamos um bom petisco no pequeno bar ao lado da igreja.

Em seguida partimos para Acireale, uma vila interessante, enriquecida pela presença duma bela praça com vista para três edifícios importantes: A Câmara Municipal, a Catedral e a Igreja de S.S. Pietro e Paolo. Era uma vergonha, que todos os três edifícios ficavam fechados. Em Acireale visitamos também o parque municipal da Villa Belvedere, onde podemos gozar uma bela vista do mar.

Continuamos para realizar a última etapa de hoje: O vulcão Etna. Subimos a montanha ao longo da estrada, que de Nicolosi chega para o Refúgio Sapienza a 1.900 metros acima do nível do mar. A visita do vulcão é a não perder: A estrada encontrando-se completamente cercada por lava, paramos várias vezes para admirar a paisagem e as vistas. Chegamos na área do Refúgio Sapienza e somos surpreendidos pelas cores verde e vermelho da pedra vulcânica. Aqui fazemos uma caminhada depois do Réfúgio para visitar o vulcão Silvestri de 1.889 m, uma paisagem, que nos lembra à do vulcão Haleakala na ilha de Maui do Arquipélago de Havaí.

Ao longo da estrada para Zafferana Etnea paramos para uma visita à “Sicília em Miniatura” no restaurante La Fenice, um projeto de turismo interessante muito apropriado, se tem filhos: Para além da reprodução de alguns monumentos da Sicília a parte mais interessante são os chamados “museus”, quer dizer os quartos temáticos, que tem como tema a vida selvagem do Etna, o artesanato antigo, o treinador, o carro e a casa da abelha. Após esta paragem interessante chegamos ao nosso hotel em Zafferana Etnea: O Airone Wellness Hotel, uma excelente propriedade, localizada numa posição panorâmica. Zafferana Etnea é uma aldeia agradável, localizada a 574 metros acima do nível do mar, sendo um bom ponto de partida para visitar o Monte Etna.

Continue para a segunda parte —- >>>>

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

This post is also available in: Français Italiano

x

Check Also

Friul-Veneza Júlia o que ver: as atrações turísticas

This post is also available in: Français Italiano O Friul-Veneza Júlia (Friuli-Venezia ...